Aprender a ouvir

Gestores precisam aprender a ouvir a equipe

Especialistas advertem: os líderes precisam aprender a ouvir a equipe. Isso por que a ausência de diálogo pode fazer com que sua empresa perca talentos e desmotive colaboradores. Mas será que você tem feito isso da forma certa?

Aprender a ouvir: habilidade fundamental para conduzir bem equipes

Característica básica para quem assume a responsabilidade de conduzir os colaboradores, muitos gestores mantêm os ouvidos atentos apenas ao que os interessa e não estão propensos a escutar ou acatar opiniões. E o resultado dessa atitude pode ser catastrófico. Afinal de contas, a liderança é um exercício de influência. Como um líder pode influenciar alguém, se não se interessa em ouvir suas necessidades, ideias, valores e diferentes perspectivas?

A influência é uma construção apoiada em diálogo

Já comentamos que saber ouvir é uma das habilidades mais importantes de um líder. E a falta de escuta pode estar relacionada com a dificuldade de o gestor compreender as perspectivas e pontos de vista dos outros. Mas essa habilidade pode ser construída com qualidade, no momento em que o gestor muda o seu comportamento e aprende a ouvir os outros com mais empatia.

Para os funcionários, uma relação baseada na sinceridade e cumplicidade, na qual o gestor se importa com a opinião deles, é a melhor maneira de manter o comprometimento e produtividade da equipe. Além do mais, a ausência de diálogo e escuta empática podem gerar situações de conflito. Por isso, é fundamental que os líderes aprendam a dialogar com a equipe e a receber melhor o feedback dos colaboradores.

Mudança de postura para o bem

Normalmente, os funcionários costumam prestar muita atenção nos gestores. E se você começar a escutar com mais empatia nas sessões de feedback, todos ganham, pois, uma escuta empática ajuda a construir, de forma mútua, a confiança e o respeito, abrindo espaço, até mesmo, para expressar emoções, sentimentos e encorajar a resolução de problemas.

Tentar entender como suas ações impactam a equipe é o caminho para que amplie seu autoconhecimento e possa administrar melhor sua forma de interagir com a equipe.  Para isso, é preciso que saia da posição irreal de super-homem e assuma a postura de um profissional cujo desenvolvimento é trabalho para toda a vida.

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